domingo, 5 de abril de 2020

O descanso momentâneo da missão de guerra que enfrentamos!


O descanso momentâneo da missão de guerra que enfrentamos, pode estar para continuar. Eu de facto desejava que depois da Páscoa houvesse uma retoma paulatina da normalidade na escola, contudo a situação pode não se resolver tão rapidamente.

Manter o animo e motivar para apreender a distância é uma tarefa árdua. Ainda mais quando esta situação se impõe pela situação de emergência que vivemos. As nossas inquietações se avolumam, pois queremos estar presentes e que os outros estejam presentes. Muitos dos nossos alunos podem ter dificuldades em estar presentes, as situações em que muitos alunos estão confinados podem não ser as ideais e o feedback pode ter dificuldade em chegar.

Alguns de nós já usávamos o moodle ou outras plataformas semelhantes, mas agora estás são essenciais e necessitamos não esquecer a arte de simplificar (Keep it Simple). As ligações a conteúdos vídeo e áudio são agora as ferramentas que nos permitem manter os estudantes a aprender em contextos diferente, ficando para nós a árdua tarefa de fazer as perguntas oportunas, aquelas que os levem a refletir e aprender. De certeza que usando ferramentas como o Kahoot, o Socrative e outras que já conhecem. Mas não podemos esquecer que os nossos pedidos devem ser incisivos (Keep it Short) e realistas (Keep it Real). 

Na eventualidade de quiserem ter mais ferramentas de trabalho relacionada com tecnologia, recomendo a rubrica Bits&Bytes do nosso colega Alexandre Trocado no clube da SPM (www.clube.spm.pt). As dicas desta rubrica, para além de ajudar professores de matemática, podem ser úteis para os professores em geral.

Para os colegas de matemática e de ciências, não esqueçam: os inúmeros recursos disponíveis na plataforma GeoGebra. Também a possibilidade de propostas de tarefas e feedback na plataforma GeoGebra Groups, que vos possibilita a organização da avaliação. Para uma breve descrição consultem: https://clube.spm.pt/news/bitsbytes-por-alexandre-trocado-ensino-da-matemtica-distncia-geogebra-groups . Também refiro o 1º SEMINÁRIO ON-LINE SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA[COMO VIR(US)AR A PÁGINA?] em 7 de abril às 15h, no facebook!

Aproveitem as oportunidades de videoconferência que possam desenvolver  para partilhar sentimentos ajudando a minorar as angustias das crianças e jovens que acompanhamos(Keep it in Contact) . Recordem que nesta esta nova modalidade de ERT (Emergency Remote Teaching) são essenciais as palavra- chave: Simple; Short; Real; Contact. Desculpem os anglicismos!

Conhecem o meus contactos eletrónicos, não hesitem no contacto se o necessitarem. Fiquem bem e mantenham-se seguros

José Manuel Dos Santos Dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário